Juramento do Defensor da Clean Lightning Coalition

A Clean Lighting Coalition (CLiC) é uma coalizão global de interessados que trabalha para acelerar a transição global para iluminação LED limpa, acessível, supereficiente e acabar com o uso de iluminação tóxica baseada em mercúrio.

A hora de agir e proteger os consumidores e o meio ambiente é AGORA.

História 

Nos últimos cinco anos, os avanços na tecnologia LED facilitaram ganhos significativos na qualidade, durabilidade e eficiência da iluminação. Hoje, as lâmpadas LED estão disponíveis em mercados em todo o mundo, oferecendo as pessoas, empresas e governos nacionais uma significativa redução de custos. No entanto, uma transição global para a iluminação LED limpa foi adiada.

A Convenção das Nações Unidas sobre Mercúrio está trabalhando para limitar e, eventualmente, eliminar gradualmente o uso de mercúrio em uma série de produtos e processos. No entanto, ainda tem isenções para iluminação fluorescente contendo mercúrio. Alguns governos nacionais estão considerando propor o fim dessas isenções. O mercúrio e seus compostos são altamente tóxicos para os seres humanos – particularmente crianças em desenvolvimento e mulheres grávidas – e são uma ameaça significativa à saúde ambiental e ecossistêmica. A maioria das lâmpadas fluorescentes são descartadas em córregos de resíduos gerais onde passam a contaminar aterros, solo, córregos, rios e, finalmente, os oceanos com mercúrio. Normalmente, menos de 10% do mercúrio em fluorescentes é recuperado.

Promessa de iluminação limpa

Como parceiros da CLiC, nos comprometemos a apoiar a transição global para uma iluminação limpa e eficiente, protegendo as pessoas e o planeta do mercúrio tóxico.

Comprometemos nossa organização a defender e apoiar a eliminação gradual da fabricação, venda, distribuição e/ou instalação de iluminação fluorescente, em consonância com o que foi proposto no âmbito da Convenção Minamata das Nações Unidas sobre Mercúrio. Também nos comprometemos a compartilhar informações precisas, convincentes e acessíveis sobre a transição de iluminação limpa através de nossas plataformas de comunicação.

Reafirmamos que uma transição global para a iluminação limpa deve ser equitativa. Como os países ricos lideram a transição de iluminação, o resto do mundo não deve ser tratado como um depósito de lixo para produtos tóxicos e desatualizados, como lâmpadas fluorescentes. Os consumidores em mercados pouco atendidos também devem ter acesso à iluminação LED de alta qualidade e zero-mercúrio.











    Este juramento da CLiC é um gesto de suporte não vinculativo para a transição global de iluminação limpa.

    Acabando com a Iluminação Tóxica Juntos

    Learn more about our growing coalition of advocates

    JOIN THE CAMPAIGN

    Stay up to date with the Clean Lighting Coalition.

    By continuing to the Site, you acknowledge and agree to our Privacy Policy and Terms of Use.